segunda-feira, 4 de maio de 2009

Ahmadinejad: será uma boa ideia recebê-lo?

Época

04/05/2009

Por que a vinda do presidente do Irã ao Brasil pode causar mais que um pequeno desconforto para o governo Lula

Murilo Ramos

Brasília receberá na próxima quarta-feira uma das personalidades mais intratáveis da atualidade: o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. Ele vem ao país para encontrar o presidente Lula. O momento da visita não poderia ser pior. Há duas semanas, numa conferência sobre racismo patrocinada pela ONU, Ahmadinejad resolveu aproveitar o palanque para tentar legitimar teorias fantasiosas que negam o extermínio de judeus pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Ele também acusou Israel de ser um regime “racista, cruel e opressor”. Como reação, várias delegações se retiraram do plenário, em sinal de indignação.

Embora a delegação brasileira tenha permanecido em plenário, acompanhando o discurso de Ahmadinejad até o fim, no dia seguinte o Itamaraty divulgou uma nota de repúdio. Ela só vai aumentar o constrangimento pela visita. “O governo brasileiro tomou conhecimento, com particular preocupação, do discurso do presidente iraniano que, entre outros aspectos, diminui a importância de acontecimentos trágicos e historicamente comprovados, como o Holocausto”, diz a nota. O Itamaraty afirma que aproveitará a visita de Ahmadinejad para reiterar a opinião do governo sobre o tema.

No governo Lula, a visita é encarada com constrangimento. Desde que o encontro foi marcado, torcia-se, em Brasília, para que o desembarque de Ahmadinejad fosse discreto. Mas o palavrório racista da conferência da ONU serviu para chamar a atenção sobre o personagem. A permanência de Ahmadinejad no Brasil deve durar menos de 24 horas. Antes mesmo da chegada ocorriam manifestações de protesto. No domingo, centenas de pessoas se reuniram num protesto em São Paulo para condenar a visita. Em Tel Aviv, o Ministério das Relações Exteriores de Israel convocou o embaixador brasileiro para cobrar explicações – gesto diplomático destinado a expressar descontentamento. Em Brasília, personalidades ligadas à comunidade judaica e ONGs que atuam na área de direitos humanos preparam atos para quarta-feira.

A recepção oficial a Ahmadinejad não provoca atritos apenas com a comunidade judaica. Desde que subiu ao poder, em 2005, ele se tornou porta-voz de posições extremadas contra homossexuais e desafia a comunidade internacional perseguindo um programa nuclear que pode tornar o Oriente Médio ainda mais instável. “O presidente do Irã vai provocar desconforto ao governo brasileiro porque deverá disseminar ideias que não têm respaldo no Brasil, como o ódio racial”, diz Celso Lafer, ex-ministro das Relações Exteriores no governo Fernando Henrique Cardoso. Para ele, o Itamaraty poderia cancelar a visita de Ahmadinejad com bases legais, porque a Constituição brasileira trata da prevalência dos direitos humanos nas relações internacionais – e o governo iraniano não tem respeitado esses princípios. “O Itamaraty deveria pelo menos adiar esse encontro”, afirma. Se o presidente do Irã causa tanta celeuma, por que o Planalto decidiu convidá-lo?

O argumento é que a política externa do governo Lula não está calcada em restrições, mas na ampliação de aproximações. O Planalto quer reforçar laços com países em desenvolvimento, como o Irã. Em segundo lugar, o Brasil enxerga oportunidades comerciais no país que, até 2007, era o maior parceiro do Brasil no Oriente Médio. Hoje, o Irã está em terceiro lugar. As exportações brasileiras chegam a US$ 1 bilhão e podem subir muito, em especial na seara agrícola. A comitiva de Ahmadinejad terá cerca de cem integrantes. Boa parte deles virá discutir parcerias e cooperação. Uma das empresas que está de olho no mercado iraniano é a Petrobras. No ano passado, ela foi contratada para fazer prospecções de petróleo no país.

Essa política externa tolerante chegou a preocupar o governo de George W. Bush, cuja estratégia era isolar os países considerados perigosos para a estabilidade do planeta. Quando Barack Obama lhe sucedeu, o ambiente internacional se modificou. “O Brasil tem interesses no Irã. E o Irã tem interesses no Brasil”, diz um funcionário graduado do Palácio do Planalto. “É bom ressaltar que isso não quer dizer que compartilhamos a mesma visão de mundo. Se até os Estados Unidos estão acenando para o Irã, por que não faríamos o mesmo?”

O embaixador do Irã no Brasil, Mohsen Shaterzadeh, justifica a aproximação dos dois países com base na visão dos dois presidentes, além dos interesses comerciais. “O slogan dos dois presidentes é justiça social, combate à pobreza e à exclusão”, diz ele. Para Jefrey Lesser, professor da Universidade Emerity, de Atlanta, um brasilianista especializado em assuntos judaicos, a passagem de Ahmadinejad deverá lembrar a visita que o presidente do Irã fez à Universidade de Columbia, em Nova York, em 2007. “Ela foi cercada de polêmica. Mas ajudou a expor as ideias extremadas do presidente do Irã, que rapidamente caíram em descrédito. Acho difícil que ganhe simpatizantes”, diz Lesser.

Mesmo assim, a visita é desconfortável. Num cenário improvável, Lula poderia até ganhar pontos se conseguisse arrancar de seu visitante uma posição moderada. Mas o risco de dar-lhe um palanque internacional a dois meses das eleições iranianas – e sofrer um prejuízo de imagem – é muito maior. O prestígio internacional que o governo Lula conquistou na Europa e nos Estados Unidos durante a última reunião do Grupo dos 20, em Londres – quando até o presidente Obama chamou Lula de “o cara” –, pode começar a ruir com uma foto de Lula sorrindo, abraçado a Ahmadinejad.

Nenhum comentário: