quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Violência antissemita aumenta na Europa

O Globo

07/01/2009

GUERRA EM GAZA

Ação israelense contra palestinos faz protestos, agressões contra judeus e atentados se espalharem pelo continente

PARIS. O aumento do número de ataques e protestos antissemitas violentos na Europa por causa da ofensiva israelense em Gaza deixou autoridades de vários países em alerta. Desde segunda-feira, sinagogas na França e no Reino Unido foram atacadas e pelo menos 20 ocorrências de ataques contra judeus foram registradas pela polícia britânica. No fim de semana também ocorreram atos violentos na Suécia, na Alemanha e na Bélgica.

O ataque mais violento ocorreu ontem, quando um grupo desconhecido jogou um carro em chamas contra uma sinagoga na periferia de Toulouse, no sul da França. Segundo a funcionária da prefeitura Anne Gaelle Baudouin, no momento do incidente, um rabino dava aulas a 12 adultos, mas ninguém se feriu. No carro, foi encontrado um resíduo de coquetel molotov.

- Por pouco uma tragédia não aconteceu. Foi o pior ataque contra uma sinagoga em Toulouse - disse a funcionária.

Israelenses atacam libanês na Dinamarca

Próximo do local, os policiais encontraram outro veículo com três coquetéis molotov. Segundo peritos da polícia, algum problema durante o ataque impediu que eles fossem usados. Ninguém foi preso. As autoridades de Toulouse abriram uma investigação para tentar encontrar os autores do ataque, considerado uma agressão antissemita pelo Escritório Nacional de Vigilância contra o Antissemitismo (BNVCA) da França.

A ministra do Interior francesa, Michèle Alliot-Marie, pouco antes do atentado, se reuniu com líderes dos dois principais grupos de muçulmanos e judeus e com chefes de segurança para alertá-los a não se deixarem contagiar pelo conflito em Gaza e enfatizou a necessidade de preservar a unidade nacional:

- Não vamos permitir que um assunto externo tenha repercussões violentas na França.

No sábado, pelo menos 21 mil pessoas protestaram em Paris contra a ofensiva israelense e mais de 50 foram presas. Lojas foram depredadas e bandeiras israelenses foram queimadas.

No Reino Unido, policiais identificaram ontem um grupo de 15 jovens que percorreu ruas onde vivem judeus para agredi-los em represália aos ataques israelenses. Segundo o chefe de polícia Mark Gardner, uma sinagoga no norte da capital foi atingida por pedras.

- Os policiais estão em alerta para evitar novos episódios de violência - disse.

Na Suécia, uma associação judaica na cidade de Helsingborg foi atacada com pedras e tiros na noite de segunda-feira mas ninguém se feriu. Na Bélgica, a polícia da cidade de Antuérpia está em estado de alerta por causa de dois registros de agressões contra judeus. Na Turquia, um jogo de basquete entre um time local e um time israelense pela Eurocopa precisou ser cancelado depois que torcedores começaram a jogar sapatos nos jogadores israelenses.

Há registros também de violência promovida por judeus. Na Dinamarca, um grupo de jovens com cidadania israelense tentou agredir um libanês, salvo por policiais.

Fora da Europa, protestos violentos se espalham principalmente nos países islâmicos. Na semana passada, a casa em Teerã da prêmio Nobel da Paz 2003, a iraniana Shirin Ebadi, foi atacada por dezenas de manifestantes que acusam a advogada e defensora dos direitos humanos de ter postura pró-Israel. Comunidades muçulmanas também fizeram protestos ontem na Tailândia e na Indonésia.

Nenhum comentário: