domingo, 25 de janeiro de 2009

Obama inicia mandato cumprindo promessas

Jornal do Brasil

25/01/2009

Nos primeiros dias de governo do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, três promessas foram postas em prática: a assinatura de uma ordem executiva determinando o fechamento da prisão de Guantánamo no prazo de um ano, a suspensão de interrogatórios violentos contra suspeitos de terrorismo e o fechamento de prisões secretas da CIA que ainda estejam em funcionamento. Na opinião de muitos analistas, as medidas executadas por Obama até agora são apenas simbólicas:
– Obama tinha uma dívida para quitar internacionalmente, ele tomou algumas atitudes não muito significativas para mostrar que há um novo governo atuando. Quando o Zapatero chegou ao poder foi a mesma coisa, a necessidade de mostrar a novidade é que prevalece – disse o professor de Ciências Políticas e Relações Internacionais da Unicamp, Reginaldo Moraes.
Reginaldo ressaltou ainda a falta de engajamento e solução com relação a guerra travada entre Israel e Hamas no Oriente Médio:
– O que o Obama não está conseguindo é tomar uma posição mais clara em relação ao conflito no Oriente Médio, nos últimos dias da ofensiva israelense os Estados Unidos perceberam que simplesmente não podiam se mexer dentro daquele espaço, até a Condolezza Rice ficou perdida. As dificuldades são enormes, não é só uma questão de crise financeira. A posse dele foi muito impactante, mas ainda há muito trabalho pela frente.
A professora de História da USP Maria Aparecida de Aquino acredita que as medidas não são simbólicas, mas sim corajosas.
– Essas medidas anunciadas podem não ser tão importantes para a grave crise econômica norte-americana, mas são uma demonstração de que tudo aquilo que estava irregular no governo Bush será solucionado. Uma prisão afastada de tudo e todos dentro de um país com o qual os EUA não têm relação é muito estranho. É claro que ele também quis impressionar a população pela rapidez, mas também se movimentou como alguém que vai cumprir os seus exercícios de campanha – explicou.
Ainda segundo Maria Aparecida, o governo Obama vai pregar a transparência dentro de uma sociedade democrática.
– Admitindo as torturas que existem a partir da suspeita de terrorismo Obama está dando um passo importante ao considerá-las uma prática real e isso já é um avanço – finalizou.
Na cerimônia no Salão Oval em que assinou a ordem executiva do fechamento da prisão Obama declarou que as ações correspondem à mensagem que os Estados Unidos querem mandar para o mundo, da luta contra a violência e o terrorismo. Em 2002, no governo de George Bush, a prisão de Guantánamo foi aberta como parte da guerra contra o terrorismo depois dos atentados de Nova York e Washington, recentemente autoridades dos EUA admitiram o uso de tortura
Os métodos agressivos de interrogatórios contra os presos e a falta de acusações formais contra muitos deles geram críticas de grupos de direitos humanos e afetam a credibilidade dos EUA no mundo.

Nenhum comentário: