sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Uribe toma medidas para conter abusos do Exército

Posta-se notícia do jornal Folha de São Paulo, sobre as medidas tomadas pelo presidente colombiano Álvaro Uribe para deter as ações abusivas das Forças Armadas da Colômbia.


Uribe anuncia medidas para conter abusos do Exército

07/11/2008

Efe, Bogotá

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, anunciou ontem a criação de uma rede de ouvidorias militares para detectar violações de direitos humanos e do direito de guerra que sejam cometidas pela polícia ou pelas Forças Armadas no combate às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e outros grupos armados colombianos.
"A partir de hoje, em cada divisão, brigada e batalhão do Exército e em cada região e comando de polícia haverá um oficial delegado das máximas autoridades de controle e de inspeção cuja tarefa será receber queixas dos cidadãos sobre possíveis abusos das Forças Armadas", disse Uribe.
A medida foi anunciada depois que 27 militares, entre eles três generais, foram expulsos das Forças Armadas e levados à Justiça por terem participado de execuções extrajudiciais de civis. O grupo sustentava a falsa versão de que as vítimas eram todas membros das Farc e as mortes teriam ocorrido em combate.

POSSE
Também ontem, o presidente colombiano deu posse ao novo comandante do Exército, o general Oscar Gonzales, anunciando que cobrará resultados no campo militar, mas com respeito aos limites impostos pela lei. "Aqui, aconteceram crimes que afetam a imagem da instituição e que têm de ser sancionados exemplarmente", disse Uribe, que também exigiu "grande eficácia no campo de batalha e desempenho na área de direitos humanos".

Nenhum comentário: