segunda-feira, 3 de novembro de 2008

ONU diz que mortes de civis são sistemáticas na Colômbia

A Folha de São Paulo, no dia 3 de novembro de 2008, publica matéria sobre a morte de civis na Colômbia.


Mortes de civis são "sistemáticas" na Colômbia, diz ONU
Data: 03/11/2008
Crédito: Do Financial Times

Afirmação foi feita pela alta comissária de Direitos Humanos do organismo após realizar missão de observação no país
Para Navi Pillay, cabe a Bogotá investigar os crimes e processar os responsáveis; Uribe atende a demanda de indígenas e vai a encontro
DO "FINANCIAL TIMES"
As forças de segurança colombianas estão envolvidas numa matança "sistemática e generalizada" de civis, afirmou a alta comissária da ONU para Direitos Humanos, Navi Pillay.
Falando em Bogotá após o término de uma missão de investigação, Pillay lembrou que cabe ao governo da Colômbia investigar as mortes, mas que, caso se mostre "incapaz ou indisposto" para fazê-lo, organismos internacionais podem atuar nesse sentido.
Na semana passada, o presidente Álvaro Uribe destituiu 27 oficiais e suboficiais do Exército, entre eles três generais, após investigação interna tê-los implicado no assassinato de civis apresentados como guerrilheiros mortos em combate -os chamados "falso positivos".
O caso veio à tona no fim de setembro, quando foi noticiado que os corpos de 19 jovens considerados desaparecidos, provenientes da periferia de Bogotá, haviam sido encontrados enterrados em valas comuns como "não identificados" em outras regiões. Nas últimas semanas, denúncias de ao menos cem "falsos positivos" apareceram em nove regiões do país.
Um relatório da Anistia Internacional divulgado recentemente apontou 330 execuções sumárias cometidas pelo poder público no ano passado, contra a média de 220 entre os anos 2004 e 2006.
"Estivemos observando e mantendo um histórico do número de assassinatos sumários e realmente parece algo sistemático e generalizado", disse Pillay. Em dezembro, o Conselho de Direitos Humanos da ONU fará uma análise da situação da Colômbia, parte da verificação periódica do tema nos países-membros.

Indígenas
Uribe atendeu ontem a uma demanda de líderes indígenas, comparecendo a um encontro na reserva de La María, no departamento (Estado) de Cauca.
A decisão de dialogar pessoalmente com os indígenas ocorreu após bloqueios de estrada e uma marcha com 20 mil pessoas terem deixado ao menos três mortos.
Na reunião, Uribe ofereceu a retirada da polícia da reserva em troca do compromisso de que interrompessem os bloqueios de estradas. A pauta de reivindicações dos indígenas inclui ainda 200 mil hectares de terras e condições ao tratado de livre-comércio com os EUA.
--------------------------------------------------------------------------------
Com agências internacionais


Nenhum comentário: