quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Rede de segurança global

O Valor Econômico publica no dia 6 de novembro de 2008 o seguinte editorial sobre cooperação global:


Crise cria na prática uma rede de segurança global


Sob os golpes de uma gigantesca crise, o sistema financeiro internacional constrói algo que em tempos mais amenos sequer foi além de tediosos e inconclusivos debates - uma rede de proteção global. A crise não terminou e há mais turbulências à frente. Os apelos por um novo acordo de Bretton Woods, que criou a nova ordem financeira sob os escombros da Segunda Guerra, nunca foram mais altos e soaram tão convincentes quanto agora. O pragmatismo tende a prevalecer sobre duras negociações que agora são de fato multilaterais e com metas muito mais complexas do que sacramentar a hegemonia do dólar - o que também foi feito em Bretton Woods.

A massiva revoada em massa dos investidores externos para a tranqüilidade (e nenhuma rentabilidade) dos títulos do Tesouro americano provocou um forte e desestabilizador rearranjo de valor entre as moedas. As moedas da maior parte dos países emergentes levaram uma surra em outubro. Embora alguma diferenciação fosse possível entre países que tinham fundamentos econômicos em ordem e os que estavam de alguma forma vulneráveis, a rota de desvalorização foi seguida por quase todas.

O tumulto monetário sugeriu que um segundo capítulo da crise financeira iniciada nos Estados Unidos estava prestes a se iniciar - o colapso das economias dos países em desenvolvimento. A ameaça foi suficiente para que em poucos dias se erigissem defesas praticamente inéditas. Já provedor de liquidez para todas os países desenvolvidos, o Federal Reserve Bank americano ofereceu linha direta de US$ 30 bilhões para Brasil, México, Coréia do Sul e Cingapura. O Fed já não é mais apenas o emprestador de última instância, mas, pelo menos até a aprovação do pacote de salvamento do Tesouro britânico, o único emprestador.

Houve modificações importantes. Em crises anteriores, como a do México e a brasileira de 1998, a maior parte das negociações fluíram pelos canais do Fundo Monetário Internacional, com a colateral iniciativa e ação do Tesouro americano. Diante de uma situação claramente emergencial o Fed inovou ao abrir seus cofres diretamente para países "sistemicamente importantes", cujas políticas econômicas são sólidas. Houve o reconhecimento da necessidade de uma resposta rápida e inequívoca em apoio a países que estavam "importando" a crise e, por outro lado, a compreensão de que, diante da magnitude do movimentos dos capitais e da agudeza da crise, os cofres do FMI não seriam suficientes para exercer este papel.

O próprio Fundo saiu da letargia para colocar à disposição de países responsáveis, nos moldes dos definidos pelo Fed, uma linha de auxílio financeiro há muito reivindicada pelos países emergentes e sempre bombardeada por divergências e descaso dos países ricos - financiamento imediato e sem condicionalidades. O FMI não deu uma lista de países aptos a tomar dinheiro a curto prazo, com taxa de juro de 4% ao ano e sem obrigação de cumprir qualquer exigência. Haverá US$ 100 bilhões para essa finalidade, enquanto que uma outra fila se forma para obter recursos da instituição. Hungria e Islândia já acertaram pacotes de socorro - que estão sendo decididos rapidamente, como a urgência requer - Ucrânia e outros virão a seguir. De qualquer forma, o Fundo tem apenas US$ 250 bilhões para oferecer. Pareceria muito há cinco anos atrás, mas hoje essa quantia é claramente insuficiente. Para conter a derrocada de sua moeda e o vendaval na bolsa, a Rússia gastou US$ 30 bilhões em uma dezena de dias apenas.

O entendimento entre BCs dos países desenvolvidos se aprofundou e na prática funciona como uma coordenação informal da crise. Governos se mobilizaram e estão fazendo reuniões freqüentes - a próxima será no dia 15, do G-8 mais os países emergentes. Algum auxílio de nações que nadam em reservas de dólares, como a China e os países árabes, está sendo negociado no âmbito do Fundo. Mas, mais importante que o novo arranjo global para os quais as reuniões de cúpula acenam implicitamente - que serão demoradas e podem fracassar- já é a interligação de bancos centrais e organismos multilaterais ao redor do globo. A intensidade da globalização obriga a uma cooperação eficiente da qual se fugiu por todos os meios em épocas de prosperidade.

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