terça-feira, 28 de outubro de 2008

Unasul investigará violação de direitos humanos na Bolívia

A Agência Brasil noticia, no dia 28 de outubro de 2008, a criação de uma comissão da UNASUL que vai investigar a violação de direitos humanos nos recentes conflitos ocorridos na Bolívia.


Unasul investiga no Brasil denúncias de violação de direitos humanos na Bolívia

Da Agência Brasil

Brasília - Uma comissão da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) vem ao Brasil para investigar denúncias de violação dos direitos humanos no departamento boliviano de Pando. A delegação, formada por representantes da Argentina, da Venezuela, do Peru, do Brasil, do Chile, do Paraguai e do Uruguai, estava na Bolívia e vai visitar a cidade de Brasiléia, no Acre, para onde fugiram os bolivianos ameaçados. As informações são da agência argentina Telam.
Durante visita a Brasiléia – cidade brasileira ao sul do Acre que faz fronteira com o município boliviano de Cobija – a equipe de trabalho presidida pelo argentino Rodolfo Mattarollo vai ouvir testemunhos de pessoas que, sob acusação, fugiram do país vizinho para o Brasil. O relatório final sobre as mortes de camponeses no dia 11 de setembro deste ano em Pando deve ser entregue no final de novembro.
De acordo com a Agência Boliviana de Informação, o chefe da missão da Unasul informou que há mais de 100 refugiados em Brasilea. Segundo ele, o ouvidor nacional dos direitos humanos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Firmino Fecchio, já examina a situação no Brasil, mas ainda não ouviu o testemunho de ninguém.

Nenhum comentário: