sábado, 28 de fevereiro de 2009

Parlamento uruguaio vota por fim da lei da anistia

O Globo

27/02/2009

Janaína Figueiredo
Em gesto apenas simbólico, perdão a militares é abolido
BUENOS AIRES. Em decisão simbólica, a Assembleia Geral do Uruguai declarou inconstitucional a Lei de Caducidade (anistia aos militares aprovada em referendo na década de 80), em sintonia com a posição adotada semana passada pelo presidente Tabaré Vázquez, primeiro chefe de Estado de esquerda do país. A declaração foi aprovada por 69 votos a favor, mas apenas com a presença de 71 parlamentares, de um total de 130 cadeiras. Os partidos de centro e direita optaram por não participar da votação.
Na prática, porém, a polêmica lei continuará vigente já que sua anulação só pode ser decretada pela Suprema Corte de Justiça.
- Nossa decisão não terá impacto jurídico, mas, sim, político - argumentou o senador Rafael Michelini, filho de Zelmar Michelini, congressista uruguaio sequestrado e assassinado pelos militares, no âmbito da chamada Operação Condor (plano de ação conjunta das ditaduras do Cone Sul).
A reunião da Assembleia Geral foi convocada pelo vice-presidente, Rodolfo Nin Noboa, acusado pelos opositores do governo de ter "armado um circo político, com intenções eleitorais".
- Não temos interesse eleitoral algum - disse Nin Noboa.
No entanto, o Uruguai já está em ritmo de campanha eleitoral. Em outubro será eleito o sucessor de Vázquez.
O Parlamento se pronunciou especificamente sobre o caso de Nibya Sabalsagaray, militante comunista assassinada em 1974 num quartel. Nos últimos anos, o cerco a civis e militares que participaram da repressão a opositores da ditadura (1973-1985) se fechou no país. Em 2006, pela primeira vez desde a redemocratização do Uruguai, a Justiça ordenou a detenção do ex-presidente Juan Maria Bordaberry, que comandou o Poder Executivo entre 1973 e 1976.
Bordaberry foi acusado de ser um dos principais responsáveis pelo sequestro e desaparecimento dos congressistas Michelini e Héctor Gutiérrez Ruiz, e dos militantes do movimento Tupamaro Rosario Barredo e William Whitelaw, todos ocorridos em 1976. Na mesma época, também foi detido o ex-ministro das Relações Exteriores do governo militar Juan Carlos Blanco.
Ontem, o ex-ditador Gregório Álvarez (1981-1985), processado pela primeira vez em 2007 pelo "delito reiterado de desaparecimento forçado de pessoas" e "traslado clandestino de presos políticos que estavam na Argentina e que pouco depois foram assassinados", compareceu a um tribunal de Montevidéu que julga a morte do militante tupamaro Roberto Luzardo, em 1973. Álvarez está detido numa prisão especial construída para militares envolvidos em casos de violação dos direitos humanos, localizada na capital do país.

Nenhum comentário: