quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Hillary defende liberdade no fim de visita a Moscou

Folha de S. Paulo

15/10/2009

da redação
EUA-RÚSSIA

No segundo e último dia de visita à Rússia, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, exortou ontem o país a promover os direitos humanos, abrir o sistema político e tolerar diversidade e dissensão.
"As pessoas devem ser livres para assumir posições impopulares e saber que estão seguras para desafiar pacificamente as autoridades", disse a chanceler dos EUA a uma plateia de 2.000 estudantes em universidade de Moscou.
As críticas de Hillary ante o público não oficial foram recebidas como uma tentativa de, a um só tempo, aplacar pressões para que a Casa Branca não baixe a guarda no tema e não melindrar Moscou, crucial às negociações com o Irã.
Na véspera, em reuniões oficiais, a americana não abordara o que no Ocidente é considerado um progressivo cerceamento das liberdades civis na Rússia.
Hillary voltou também a criticar o clima de Guerra Fria que disse persistir na visão de quadros de EUA e Rússia, tema abordado pelo presidente Barack Obama em Moscou em julho.
Antes de retornar para os EUA, Hillary visitou ainda a república (Província) de Tatarstan, de maioria muçulmana, e elogiou o exemplo de "ponte" entre o islã e o cristianismo.
Com agências internacionais

Nenhum comentário: