sábado, 8 de maio de 2010

Unasul reforça cooperação regional na área de Defesa

Agência Brasil

08/05/2010

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os ministros de Defesa da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) assinaram hoje (7) a Declaração de Guayaquil que reforça a cooperação regional na área de defesa na América do Sul.

A assinatura ocorreu ao final da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Sul-Americano de Defesa, em Guayaquil, no Equador. O evento que começou ontem (6) reuniu os ministros de Defesa dos 12 países que integram a Unasul.

De acordo com o site do Ministério da Defesa do Equador, a declaração destaca a decisão de fortalecer a paz continental por meio do diálogo e da cooperação regional. O documento também assegura o respeito irrestrito à soberania, estabelecendo que nenhum Estado pode intrometer-se nos assuntos internos dos demais.

A reunião ainda serviu para que o grupo avançasse em relação à proposta de criar um Centro de Estudos Estratégicos de Defesa, cujo estatuto foi aprovado ontem (6). A sede do órgão será na capital argentina, Buenos Aires, e terá entre suas missões produzir e divulgar conhecimentos relativos à defesa, contribuindo para, como disse a ministra de Defesa da Argentina, Nilda Garré, “construir uma identidade sul-americana” no setor.

Também foram aprovados procedimentos para garantir a confiança regional, como o compartilhamento de informações a respeito de investimentos militares e arsenais.

Anteriormente, o conselho já havia aprovado que os convênios ou acordos de cooperação militar bilateral – como os assinados recentemente por Brasil ou pela Colômbia com os Estados Unidos – deverão trazer garantias de que nenhum país vizinho será prejudicado ou atingido.

Nenhum comentário: