quinta-feira, 6 de maio de 2010

Comissão criada por Lobo espera reverter rejeição internacional

O Estado de S. Paulo


Comissão criada por Lobo espera reverter rejeição internacional
06/05/2010

AP

TEGUCIGALPA - O governo americano elogiou ontem a criação da Comissão de Verdade e Justiça hondurenha para investigar os crimes cometidos durante o golpe de Estado que derrubou o então presidente Manuel Zelaya, em 28 de junho. A comissão, criada pelo presidente Porfirio Lobo na terça-feira, é vista como o gesto mais importante até agora para reaproximar Honduras dos países latino-americanos que ainda rejeitam reconhecer o novo governo, eleito em janeiro.
"Esperamos que a comissão investigue os crimes contra os direitos humanos cometidos durante o golpe e a gestão do governo de facto", disse o porta-voz do Departamento de Estado americano, Philip Crowley.

A criação do novo órgão estava prevista no Acordo San José-Tegucigalpa, que, com intermediação dos EUA, pôs fim ao impasse político que manteve Zelaya abrigado na embaixada brasileira durante seis meses, sob risco de ser preso e julgado por crimes políticos e comuns cometidos em seu governo.

PARA LEMBRAR

As comissões de verdade e justiça começaram a funcionar na América Latina durante o período de redemocratização, que sucedeu às ditaduras militares dos anos 60, 70 e 80, para investigar crimes contra os direitos humanos. Entre as mais conhecidas estão as do Paraguai, Peru e Chile. O Brasil debate, atualmente, a criação de um órgão semelhante.

Nenhum comentário: